Mariela e o Livro da Escuridão

por Aline Resende

Livro

Imagine você, que porventura também seja apaixonado por livros, ter o poder de entrar na história e fazer parte dela. Imagine que mágico seria ficar amigo dos personagens, andar pelos lugares descritos e ter todas as sensações que a narrativa pode trazer.

Bem, não podemos negar que os livros já nos fazem sair do nosso mundo real e nos transportam para outros lugares e isso é mesmo mágico. Mas Mariela, a protagonista da obra escrita por Marcelo Lemes consegue, através de um livro amaldiçoado, fazer isso de forma literal.

Mariela é uma moça do interior curiosa, inquieta e apaixonada por livros. Ela acaba por ter em suas mãos o Livro da Escuridão, uma narrativa sombria que a envolve de forma doentia. Ela se torna incapaz de ver graça em sua própria vida, desde que consegue, através de um feitiço trazido pelo livro, entrar na história narrada.

A narrativa da Mariela me fez pensar que, muitas vezes, eu já me senti perdida por ter terminado uma história e ter tido que me despedir dos personagens. Existem livros que nos envolvem de tal forma que a gente começa a sentir saudades quando as páginas vão chegando ao final. Acho que essa é mesmo uma sensação comum entre nós leitores apaixonados.

Mariela nos é apresentada como uma personagem obstinada, que sofre com dilemas interiores, que sente dúvidas e receios, mas que sempre opta por enfrentar seus medos e seguir seu coração. Que sejamos mais como Mariela.

livro-mariela