Diário de viagem – Califórnia – San Francisco – Alamo Square e Painted Ladies

por Aline Resende

No nosso segundo e último dia em San Francisco, nossa primeira parada foi na Alamo Square, onde há uma pracinha super linda que fica no alto de Hayes Valley, onde também estão localizadas as Painted Ladies, uma fileira de casinhas coloridas em estilo vitoriano.

Painted Ladies

Um pouco de história 

Painted Ladies (Madame Pintadas) é um termo arquitetônico que se refere à casas de estilo Vitoriano, pintadas de três ou mais cores, de modo a ressaltar seus ornamentos. As Painted Ladies mais famosas de San Francisco são essas da Alamo Square, porém, existem várias delas espalhadas pela cidade. As da Alamo Square foram construídas entre 1892 e 1896  e são hoje, juntamente com a Golden Gate Bridge, símbolos da cidade. Todas essas casinhas que existem hoje em San Francisco sobreviveram ao terremoto de 1906 e ao grande incêndio que destruiu grande parte da cidade.

Alamo Square

Detalhe das casas no caminho que fizemos a pé até a Alamo Square

alamo square

 

Alamo square

 

alamo square

 

Praça

 

Painted Ladies

 

Painted Ladies

 

Painted Ladies

 

Curiosidades

A famosa linha mundial de casas na Steiner através de Alamo Square Park raramente vêm ao mercado. De acordo com os registos de propriedade, as vendas mais recentes para duas, das sete irmãs, foram em 2001. Uma delas, já foi vendida no ano de 1993 por por US $ 575.000. Construída em 1894, ela possui 5 quartos, dois banheiros e estava sendo vendida por US $ 2.295.000. Algumas das singularidades dessa casa são: detalhes requintados vitorianos, como luminárias, suportes, medalhões, janelas de sacada, guarnição em folha de ouro, uma abundância de lambris, tetos altos e molduras por toda parte. O quintal tem árvores de pau-brasil e grandes samambaias austríacas.

DSC_4283

O melhor horário para visitar a Alamo Squere e conhecer as Painted Ladies é no final da tarde porque o pôr do sol resulta numa luz incrível nas casinhas e como o ponto é bem alto, dá para se ter uma vista linda de vários pontos da cidade. Nós fomos no horário da manhã porque iríamos para NY no final da tarde, mas a visita não deixou de ser memorável. Além disso,  a praça é uma delícia e ótima para fazer um piquenique.

Para ir até lá você pode pegar o ônibus 21 no ponto da Market St & Grant Ave na Union Square e descer em frente a Alamo Square. Você também pode ir caminhando e apreciando a arquitetura e as casas das ruas de San Francisco como eu e papai fizemos. Para isso, procure se informar com um mapa qual o melhor caminho de onde você estiver. Aproveite!

Fotos: Aline Resende