A kundalini Yoga

por Aline Resende

Yoga

 

Há 3 meses eu comecei a praticar 1 vez por semana a Kundalini Yoga, e tem me feito tão bem que fiz uma pesquisa para montar esse post e falar sobre essa prática:

“A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. Essa realização é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação) gerando assim uma pressão que força a subida da kundalini através da coluna utilizando-se PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).

kundalini

Esse conhecimento foi um segredo muito bem guardado, entregue pelo Guru a estudantes selecionados durante centenas de anos. De acordo com as escrituras yóguicas esta antiqüíssima ciência tem 7 mil anos. Os ensinamentos foram dados a conhecer somente aos iniciados em templos e monastérios da Índia, Nepal e Tibet. A Kundalini Yoga tem relação muito próxima ao Tantra, que também faz subir a energia Kundalini. Graças a Yogi Bhajan esse conhecimento foi tornado público para o ocidente.

Através da prática da Kundalini Yoga o ser humano pode unir sua consciência cotidiana à sua consciência superior, ou cósmica, de forma regular ou diária, praticando cuidadosamente uma seqüência de exercícios e meditações combinadas. Logo o estudante praticante percebe o movimento da energia dentro de si e ao redor do seu corpo e assim conscientemente, começa a direcionar esse fluxo energético para estimular e acordar os chakras.

Kundalini Yoga

A Kundalini Yoga é denominada Yoga da Consciência, suas práticas são dinâmicas, energizantes e objetivas. Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo. Aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica. Estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Propõe ainda um profundo mergulho na Meditação.”   Via kundalineyoga.com.br

kundalini

Como eu disse, eu faço a Kundalini Yoga 1 vez por semana, e além dela, pratico corrida e caminhada 4 vezes na semana. Eu conheci a Kundalini através da minha mãe, comecei a fazer as aulas e tenho tido resultados ótimos. Eu sempre saio da aula com o corpo e a mente em harmonia e energia renovada. Eu tenho tido mais consciência corporal e isso tem resultado numa melhora considerável da minha postura. As aulas são extremamente prazerosas, intercalam práticas de meditação com mantras cantados e posições de Yoga que além de trabalharem o corpo, trabalham mente e respiração.

Os instrutores convidam os praticantes a usarem vestimentas na cor branca e turbante na cabeça para ajudar ainda mais na passagem de energia e conexão com nossa consciente superior.

Eu faço minhas aulas com a Valéria no Centro de Kundalini Yoga Har Rai, em Belo Horizonte e recomendo DEMAIS. Se você se interessou pela prática e não é de BH, faça uma pequisa rápida no google e, provavelmente você saberá se existe algum centro na sua cidade.

Sat Nam!

Yoga

 Fotos: Reprodução