Diário de viagem – NY – O Grand Central Terminal

por Aline Resende

Grand Central

Ao desembarcarmos em NY antes das sete da manhã, vindos de um vôo de madrugada direto de San Francisco, nós nos deparamos com um contratempo super comum, e que não foi fácil de ser resolvido. Estávamos todos exaustos porque passamos a madrugada no avião, num vôo de poucas horas e com a diferença de fuso, perdemos uma noite inteira de sono. O grande problema é que além de estarmos precisando descansar um pouco, estávamos com malas, e tanto o hotel em que eu e papai nos hospedaríamos quanto o apartamento que o restante do pessoal alugou, tinham o horário de check in bem mais tarde. Para onde iríamos com tantas malas?

No nosso hotel, nós poderíamos deixar as malas guardadas e voltar para fazer o check in mais tarde, mas no apartamento que o pessoal havia alugado, não havia essa possibilidade. O papai teve então, a ótima ideia de pesquisar opções de guarda volumes onde eles pudessem deixar as malas, e sugeriu um que fica próximo ao Grand Central, porque assim, eles poderiam deixar as malas e encontrar com a gente na estação. Lá poderíamos iniciar nosso passeio do dia e tomar um bom café da manhã.  E assim fizemos.

Grand Central

 

O Grand Central 

O Grand Central é considerado a maior estação de trem do mundo e possui uma estrutura grandiosa com 67 linhas ferroviárias e e 44 plataformas. Mas seu valor vai muito além o de servir como um terminal. A sua beleza e magnitude atraem centenas  de turistas diariamente que além de apreciarem sua bela estrutura arquitetônica, aproveitam para conhecer as cafeterias e estabelecimentos do local.

Grand Central

História 

O Grand Central terminal foi inaugurada no dia 02 de fevereiro de 1913, e o primeiro trem partiu ás 12:20.Um dos principais destaques da estação é a sua arquitetura inspirada no estilo Beaux -Arts, que utiliza elementos gregos e romanos em conjunto com ideias renascentistas. Por esse motivo, a fachada do local chama atenção em meio as ruas movimentadas de Nova York. Dentro do terminal também ficam alguns restaurantes bem conhecidos, como o Oyster bar e a famosa Magnolia Bakery. Há também bancas de jornal e um mercado. Mas o que realmente atrai a maioria dos visitantes é o hall central e toda sua grandiosidade.

Grand Central

 

Grand Central

 

Grand Central

 

Grand Central

 

O Grand Central Terminal fica aberto diariamente das 5:30 às 2:00 da manhã e está localizado na Esquina da East Street com Park Avenue. Para chegar lá você pode pegar o metrô linhas 4,5,6, 7 e S até a estação Grand Central.

Fontes de pesquisa: visitenovayork.com.br e novayork.com

Fotografia: Aline Resende